Conheça o curso de Medicina da Pitágoras

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Conheça o curso de Medicina da Pitágoras

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Infraestrutura e localização

A faculdade Pitágoras em Eunápolis (BA) tem uma localização estratégica, de fácil acesso no centro da cidade e que conta com uma infraestrutura super moderna. A população local é de cerca de 115 mil habitantes, com um ótimo nível de qualidade de vida e a proximidade de belas praias, que são um atrativo a mais.


As atividades em Eunápolis começaram em 2018 e, desde então, o curso teve ampliado seu número de vagas, fortalecendo seu relacionamento com a comunidade e com a rede de saúde locais. A graduação em Medicina tem um espaço exclusivo para o desenvolvimento integral dos alunos, sem contar a experiência de mais de 20 anos da instituição nessa área do conhecimento.

Centro de simulação realística para aprendizado prático

Uma infraestrutura diferenciada para que os estudantes desenvolvam suas capacidades em simuladores, podendo treinar diversas vezes até que adquiram segurança e experiência para receber os pacientes.

Contato com a rotina do médico desde o início do curso

Desde o primeiro semestre do curso, os estudantes são introduzidos na rede municipal de saúde, realizando atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em contato com seus usuários, e realizando atividades que vão sendo ampliadas e complexificadas à medida que o curso avança.

Biblioteca física e virtual

Espaços para consulta ao acervo local e estudos, além da possibilidade de acessar à distância bases periódicas como UpToDate e Ovid, que são um diferencial de Pitágoras em relação às demais instituições de ensino.

Salas de aula para matérias teóricas

Na Pitágoras, a teoria e prática caminham juntas desde o primeiro dia. A metodologia PBL (Problem-based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas) estimula que os alunos aprendam constantemente, ou seja, em todos os momentos e ambientes disponíveis na faculdade.

Existem alguns espaços para debates teóricos, mas a proposta é justamente chegar aos laboratórios logo em seguida para perceber aqueles conceitos em três dimensões. Mais do que assistir aulas e estudar para as provas, o processo de aprendizado faz a conexão da parte teórica totalmente com a prática.

Veja a nossa grade curricular do curso!

Primeiro ano

1º semestre

 

  • Funções Biológicas;
  • Habilidades Gerais I;
  • Habilidades Médicas I;
  • Introdução ao Estudo da Medicina;
  • Metabolismo;
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

 


2º semestre

 

  • Abrangência das Ações de Saúde;
  • Atualização I – Eletivas;
  • Doenças Resultantes da Agressão ao Meio;
  • Habilidades Gerais II;
  • Habilidades Médicas II;
  • Mecanismo de Agressão e Defesa;
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

 

Segundo ano

3º semestre

 

  • Concepção e Formação do Ser Humano;
  • Habilidades Gerais III;
  • Habilidades Médicas III;
  • Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento;
  • Percepção, Consciência e Emoção;
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

4º semestre

 

  • Atualização II – Eletivas;
  • Habilidades Gerais IV;
  • Habilidades Médicas IV;
  • Processo de Envelhecimento;
  • Proliferação Celular;
  • Saúde da Mulher e Sexualidade Humana
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

 

Terceiro ano

5º semestre

 

  • Dor Abdominal, Diarreia, Vômito e Icterícia;
  • Febre, Inflamação e Infecção;
  • Habilidades Gerais V;
  • Habilidades Médicas V;
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

6º semestre

 

  • Atualização III – Eletivas;
  • Fadiga, Perda de Peso e Anemias;
  • Habilidades Gerais VI;
  • Habilidades Médicas VI;
  • Perda de Sangue;
  • Problemas Mentais e do Comportamento;
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

Quarto ano

7º semestre

 

  • Dispneia, Dor Torácica e Edemas;
  • Distúrbios Sensoriais e Motores;
  • Habilidades Gerais VII;
  • Habilidades Médicas VII;
  • Locomoção e Apreensão.

8º semestre

 

  • Aparecimento e Manifestações Externas;
  • Atualização IV – Eletivas;
  • Desordens Nutricionais e Metabólicas;
  • Emergências;
  • Habilidades Gerais VIII;
  • Habilidades Médicas VIII;
  • Projeto Integrado Ensino-Saúde e Comunidade (PINESC).

Quinto e Sexto anos

9.º ao 12.º semestre

 

  • Estágio Supervisionado – Estágio Obrigatório.

O curso não segue o modelo hospitalocêntrico, ele tem uma pegada de formação de um médico generalista que saiba atuar nos processos de medicina de saúde e nos processos de prevenção, porque acreditamos que esse é o grande desafio e o grande mote da medicina do futuro.

Tattiana da Silva, diretora da Pitágoras

Curiosidades

O curso de Medicina exige dedicação em tempo integral e a previsão total de carga horária é de 7.960 horas entre todas as atividades.

Após o término da graduação, o período da residência médica é focado em aprofundar conhecimentos específicos.

A Pitágoras está presente em mais de 14 estados brasileiros, ofertando cerca de 70 opções de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Seu diploma será reconhecido e válido em todo território brasileiro!

TESTE SEU CONHECIMENTO

Parabéns!

Na verdade, são 6 anos para a conclusão

Que pena, está errado!

Na verdade, são 6 anos para a conclusão

Laboratórios para realização de aulas práticas

As aulas práticas são momentos especiais ao longo de um curso como o de Medicina. Cuidar da vida de outras pessoas exige embasamento e muito foco nos procedimentos, algo que quem trabalha na área da Saúde deve saber muito bem.

Além das simulações realísticas para facilitar o aprendizado, nos laboratórios de Ciências Morfofuncionais e de Habilidades Médicas são trabalhadas de forma mais ativa todas as temáticas apresentadas nas tutorias. Os acessórios disponíveis e toda a tecnologia deixam o ensino dinâmico, atrativo e próximo dos estudantes.


O que você vai encontrar nos laboratórios da Pitágoras:

Diferencial #1 

peças do corpo humano em 3D

Diferencial #2 

bonecos que simulam pacientes

Diferencial #3 

equipamentos multimídia

Laboratório de Habilidades Médicas

Neste espaço, você terá contato com simulações realísticas de uma enfermaria, com bonecos da mais alta tecnologia para aplicar todos os conceitos de habilidades médicas diferentes que podem surgir na vivência da profissão.

Curiosidades

Estímulo na habilidade de comunicação desenvolvida nas aulas práticas

Avaliação constante e progressiva

Contato com as principais áreas médicas para experiência completa

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

Parabéns!

Isso mesmo, as aulas práticas acontecem desde o início do curso

Que pena, você errou!

É verdade, as aulas práticas acontecem desde o início do curso

Parceria com o Mais Médicos

O programa Mais Médicos foi criado pelo governo federal para incentivar a formação de profissionais da Medicina no Brasil, além de ajudar na melhoria do atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A base da parceria entre a faculdade de Medicina da Pitágoras é atuar junto à Secretaria de Saúde de Eunápolis para promover cada vez mais rede que presta serviços para a população local.


Os estudantes podem conhecer diferentes possibilidades ainda durante a sua fase de preparo para o mercado de trabalho, descobrindo afinidades dentro da profissão e desenvolvendo suas competências. Com isso, cada um consegue ter uma vivência quase que completa atuando nas unidades básicas, ambulatórios, SAMU e hospital municipal, o que com certeza faz toda diferença na sua formação.

Convênios e parcerias com hospitais

Sabemos da importância do aprendizado prático e, por isso, nem todas as atividades são realizadas dentro da faculdade. Os laboratórios ajudam muito a adquirir experiência, mas a jornada fica ainda mais rica com a oportunidade de viver a realidade da Medicina.


Afinal, como ressalta a nossa diretora, "os médicos não tratam de doenças, tratam de pessoas que estão doentes”. Nesse sentido, as parcerias com instituições de saúde locais permitem a vivência prática para conseguir olhar para a realidade de uma forma diferenciada.

Parceiros locais:

  • Policlínica Municipal;
  • Policlínica Regional;
  • Hospital Regional de Eunápolis;
  • Unidade Básica de Saúde Mário Meira;
  • Unidade Básica de Saúde Ilda Lopes.

Os alunos têm um conteúdo curricular chamado PINESC, que é para trabalhar a inserção deles na rede básica de saúde, indo para as unidades básicas de saúde desde o primeiro momento. Além de ter um contato com a população, é possível ter um conhecimento mais detalhado e experienciado do SUS. Até o oitavo semestre eles ficam nas unidades básicas de saúde, depois passam para o pré-internato e seguem para o internato a partir do quinto ano.

Tattiana da Silva, diretora da Pitágoras

Curiosidades

O estágio também é conhecido como internato, que é a fase de maior contato prático com a profissão nos últimos dois anos do curso.

Há um limite de 40 horas de dedicação semanal, mas é comum que os internos também façam plantões de 12 horas dentro dessa carga horária.

O futuro médico atua em equipes multidisciplinares com a supervisão de profissionais já formados, passando pelas grandes áreas da Medicina como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria etc.

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Você acertou!

O estágio é parte obrigatória do curso!

Que pena, você errou!

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O corpo docente

Para completar a experiência diferenciada de aprendizado, a qualificação do corpo docente não poderia deixar de ser uma das prioridades da Pitágoras. Além de selecionar muito bem a equipe de professores, existe o cuidado de repensar o curso periodicamente.

O núcleo docente estruturante (NDE), junto com a coordenação, vem fazendo esse trabalho. Novas demandas vão surgindo e a Medicina é uma área em constante evolução, o que exige que a instituição esteja atenta e preparada para modernizar a formação de tempos em tempos.

Seguindo uma prática da Kroton, o corpo docente do Curso de Medicina tem seu diferencial pautado em duas bases, a saber: sólida formação e uma competente e reconhecida atuação no mercado de trabalho local e regional. Dessa forma, temos professores que tem excelência tanto pela titulação, quanto pela experiência no campo de atuação. Como resultado, esses docentes promovem uma formação que une teoria e prática, desde o primeiro semestre do curso.

Rodrigo Almeida, coordenador do curso

Dr Everaldo Lauritzen

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras no Paraguai.


Desde 2018 é docente do curso de Medicina e psicólogo atuante no Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos (NAID), comandado pelo curso de medicina da instituição para atendimento à sociedade.

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Dr. Marcelo Niel

Graduado em Medicina pela Universidade de Santo Amaro e Doutor em Ciências pelo Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo.


Atua como professor do curso de Medicina de Pitágoras desde 2018, focado nas áreas de estudo relacionadas à psiquiatria.

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Rodrigo Almeida (coordenador do curso)

Formado em Medicina pela UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo, atua como médico especializado em cirurgia geral.


Já foi diretor técnico e médico especialista do Hospital Regional de Eunápolis.


É professor titular de Medicina de Pitágoras e coordenador do curso desde 2021.

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