A faculdade Pitágoras em Eunápolis (BA) tem uma localização estratégica, de fácil acesso no centro da cidade e que conta com uma infraestrutura super moderna. A população local é de cerca de 115 mil habitantes, com um ótimo nível de qualidade de vida e a proximidade de belas praias, que são um atrativo a mais.
As atividades em Eunápolis começaram em 2018 e, desde então, o curso teve ampliado seu número de vagas, fortalecendo seu relacionamento com a comunidade e com a rede de saúde locais. A graduação em Medicina tem um espaço exclusivo para o desenvolvimento integral dos alunos, sem contar a experiência de mais de 20 anos da instituição nessa área do conhecimento.
Tattiana da Silva, diretora da Pitágoras
O curso de Medicina exige dedicação em tempo integral e a previsão total de carga horária é de 7.960 horas entre todas as atividades.
Após o término da graduação, o período da residência médica é focado em aprofundar conhecimentos específicos.
A Pitágoras está presente em mais de 14 estados brasileiros, ofertando cerca de 70 opções de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Seu diploma será reconhecido e válido em todo território brasileiro!
Além das simulações realísticas para facilitar o aprendizado, nos laboratórios de Ciências Morfofuncionais e de Habilidades Médicas são trabalhadas de forma mais ativa todas as temáticas apresentadas nas tutorias. Os acessórios disponíveis e toda a tecnologia deixam o ensino dinâmico, atrativo e próximo dos estudantes.
O que você vai encontrar nos laboratórios da Pitágoras:
Estímulo na habilidade de comunicação desenvolvida nas aulas práticas
Avaliação constante e progressiva
Contato com as principais áreas médicas para experiência completa
Isso mesmo, as aulas práticas acontecem desde o início do curso
É verdade, as aulas práticas acontecem desde o início do curso
O programa Mais Médicos foi criado pelo governo federal para incentivar a formação de profissionais da Medicina no Brasil, além de ajudar na melhoria do atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A base da parceria entre a faculdade de Medicina da Pitágoras é atuar junto à Secretaria de Saúde de Eunápolis para promover cada vez mais rede que presta serviços para a população local.
Os estudantes podem conhecer diferentes possibilidades ainda durante a sua fase de preparo para o mercado de trabalho, descobrindo afinidades dentro da profissão e desenvolvendo suas competências. Com isso, cada um consegue ter uma vivência quase que completa atuando nas unidades básicas, ambulatórios, SAMU e hospital municipal, o que com certeza faz toda diferença na sua formação.
Sabemos da importância do aprendizado prático e, por isso, nem todas as atividades são realizadas dentro da faculdade. Os laboratórios ajudam muito a adquirir experiência, mas a jornada fica ainda mais rica com a oportunidade de viver a realidade da Medicina.
Afinal, como ressalta a nossa diretora, "os médicos não tratam de doenças, tratam de pessoas que estão doentes”. Nesse sentido, as parcerias com instituições de saúde locais permitem a vivência prática para conseguir olhar para a realidade de uma forma diferenciada.
Tattiana da Silva, diretora da Pitágoras
O estágio também é conhecido como internato, que é a fase de maior contato prático com a profissão nos últimos dois anos do curso.
Há um limite de 40 horas de dedicação semanal, mas é comum que os internos também façam plantões de 12 horas dentro dessa carga horária.
O futuro médico atua em equipes multidisciplinares com a supervisão de profissionais já formados, passando pelas grandes áreas da Medicina como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria etc.
O estágio é parte obrigatória do curso!
O estágio é parte obrigatória do curso!
Para completar a experiência diferenciada de aprendizado, a qualificação do corpo docente não poderia deixar de ser uma das prioridades da Pitágoras. Além de selecionar muito bem a equipe de professores, existe o cuidado de repensar o curso periodicamente.
O núcleo docente estruturante (NDE), junto com a coordenação, vem fazendo esse trabalho. Novas demandas vão surgindo e a Medicina é uma área em constante evolução, o que exige que a instituição esteja atenta e preparada para modernizar a formação de tempos em tempos.
Rodrigo Almeida, coordenador do curso
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras no Paraguai.
Desde 2018 é docente do curso de Medicina e psicólogo atuante no Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos (NAID), comandado pelo curso de medicina da instituição para atendimento à sociedade.
Graduado em Medicina pela Universidade de Santo Amaro e Doutor em Ciências pelo Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo.
Atua como professor do curso de Medicina de Pitágoras desde 2018, focado nas áreas de estudo relacionadas à psiquiatria.
Formado em Medicina pela UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo, atua como médico especializado em cirurgia geral.
Já foi diretor técnico e médico especialista do Hospital Regional de Eunápolis.
É professor titular de Medicina de Pitágoras e coordenador do curso desde 2021.
Faça sua inscrição para o vestibular da Pitágoras e viva uma experiência única e diferenciada ao explorar o universo da Medicina.